English Portugal
Portuguese

Entregamos para todo o Brasil

Microspin - Tecnologia de aplicação em pulverização aérea

19/08/2023 às 13:09 | Por: Revista Cultivar

No caso de atomizadores importados, como o Micronair, o fabricante disponibiliza um aplicativo on-line (http://www.micron.co.uk/droplets) que permite o cálculo preciso do espectro de gotas baseado em pesquisas realizadas em universidades de referência, como a Universidade de Queensland (Austrália).

Em busca de informações mais precisas sobre o espectro de gotas real gerado pelos atomizadores nacionais, a AgroEfetiva realizou pesquisa nos laboratórios da Universidade de Nebraska-Lincoln (EUA), em parceria com a Unesp-Botucatu/SP (Brasil), visando coletar dados de espectro de gotas dos atomizadores nacionais usando os mesmos métodos de análise das gotas.

Com base nesta pesquisa foi possível fazer uma análise comparativa entre os dados de espectro de gotas dos atomizadores nacionais com o Micronair AU5000, modelo que é frequentemente usado como referência no Brasil para a estimativa do espectro de gotas gerado por atomizadores de tela. Um exemplo desta análise pode ser observado na Tabela 1, a qual apresenta os dados do atomizador nacional Microspin em comparação aos dados gerados para o Micronair AU-5000.

Com base nos valores observados na Tabela 1, torna-se importante avaliar o eventual impacto da tecnologia de aplicação no potencial de desempenho do controle da ferrugem, tomando-se como hipótese a aplicação dos mesmos fungicidas por via aérea, utilizando os dois atomizadores nas mesmas gerado pelo Micronair AU-5000, quando ajustado nos mesmos ângulos de pá da hélice. Como exemplos, no ajuste de 75 graus o DMV do Microspin é 21% maior do que o do Micronair, enquanto que para os ângulos de 60 e 45 graus os valores são 49% e 51% maiores, respectivamente.

É interessante notar, ainda, que para os mesmos ajustes de ângulo de pá as rotações obtidas nos atomizadores são diferentes, sendo essa diferença variável. Como exemplos, a 45 graus o Microspin gira a 4.509rpm, enquanto o Micronair atinge 6.068rpm. Já para a rotação de 75 graus, os valores são bem mais próximos, com 1.780rpm para o Microspin e 1.784rpm para o Microspin é 21% maior do que aquele gerado pelo Micronair.

O fato de o Microspin gerar gotas maiores do que o Micronair, quando no mesmo ajuste, não define que um seja melhor que o outro, ou vice-versa. Apenas mostra que eles são diferentes. Por esta razão, a prática comum no campo, de se usar os dados do Micronair para referenciar o desempenho esperado de qualquer atomizador de tela nacional, deve ser evitada. É necessário que se busque as informações corretas de espectro de gotas de
cada atomizador, de forma que seja possível equacionar a tecnologia de aplicação para cada condição de trabalho.

Ulisses R. Antuniassi, FCA/Unesp; Alisson A. B. Mota, Rodolfo G. Chechetto; Fernando K. Carvalho, AgroEfetiva
Fale Conosco pelo WhatsApp